terça-feira, 23 de outubro de 2012

Microsoft Access ou SQL Server - Qual é o certo para o meu banco de dados de negócio?


Muitas pessoas me perguntam: "o que é melhor para o meu banco de dados: Microsoft Access ou SQL Server?" A resposta curta é: se você tem um pequeno banco de dados, ou um banco de dados que está sendo usado por um pequeno grupo de pessoas, o Access é perfeitamente bem por si só. Conforme suas necessidades, você pode sempre atualizar para o SQL Server e manter o acesso como um "front-end" banco de dados.

Access é uma ferramenta de banco de dados grande para bancos de dados de usuário único e em pequenos grupos utilizados em uma LAN (rede corporativa). Acesso tem as melhores ferramentas de design de qualquer programa de banco de dados no mercado. É fácil criar suas tabelas, consultas, formulários, relatórios, macros e mesmo código VBA tudo dentro do Access. Estou usando o acesso desde a versão 1.0 saiu em início dos anos 90, e eu sei que dentro e por fora. Já tive clientes de pequenas empresas e grandes igualmente, e de acesso por si só é apenas multa para 90% deles.

Acesso é um programa de banco de dados stand-alone. Se você precisa compartilhar o banco de dados entre vários usuários, então você tem que "compartilhar" o arquivo de banco de dados Access (ou um MDB ou arquivo ACCDB, dependendo de qual versão do Access que você está usando). Isto é onde a questão da eficiência vem dentro de Acesso funciona muito bem quando a partilha de dados entre um pequeno grupo de pessoas (digamos que 10 usuários simultâneos ou menos), mas quando você começa a falar de cerca de 15, 20, 30 pessoas que utilizam o banco de dados ao mesmo tempo , Acesso começa a desacelerar. Muito. Dados mais armazenados no Access não é realmente seguro.

Este é o lugar onde um banco de dados "servidor" vem dentro do servidor de banco de dados (geralmente executado em um servidor de arquivos de rede, ou a sua própria caixa dedicada) não faz nada, mas mão de dados quando solicitado. Ele mantém todas as tabelas e pode executar todas as consultas e apenas enviar-lhe as informações que você precisa. Se o Access (sozinho) foram para compartilhar uma lista de clientes na rede, por exemplo, teria de enviar seu computador toda a lista de 10 mil clientes e sua cópia local do Acesso iria descobrir a lista de 20 clientes que necessita. Por outro lado, um servidor de banco de dados seria apenas executar a consulta e enviar apenas esses 20 clientes ao longo do fio. Muito mais rápido. Muito mais eficiente.

Agora aqui é a coisa ... não importa o que o servidor de banco de dados que você usa no back-end. Você pode usar o Microsoft SQL Server, Oracle, MySQL, ou qualquer número de servidores de banco de dados. Você ainda pode usar o Access como o front-end e manter todos os formulários, relatórios, macros e código VBA que você escreveu quando o seu banco de dados era pequeno. Você vai se beneficiar da maior eficiência (e real de segurança) do servidor de banco de dados de back-end novo, mas você vai ter a facilidade de uso do Acesso front-end.

Então, novamente, eu recomendo a construção de seu banco de dados Access. Você pode protótipo rápida e obter o seu banco de dados instalado e funcionando em um único PC stand-alone. Então, quando você está pronto para instalá-lo para alguns poucos usuários, compartilhe-a na rede. Então, como a rede cresce e você está até 10-15 usuários, vá em frente e atualizar novamente com um servidor de banco de dados back-end. É tudo fácil de fazer com o Access....

Nenhum comentário:

Postar um comentário